Notícias Fique por dentro das novidades

Internação clínica e cirúrgica — Hospital Português da Bahia

7 de junho de 2018

Internação clínica e cirúrgica

07 June 2018

O número médio de dias que os pacientes permanecem internados no hospital é um dos indicadores clássicos da eficiência dessas instituições de saúde; portanto, um meio de avaliação utilizado pelos órgãos reguladores. A partir da análise desse dado essencial de desempenho, é possível identificar o nível de desenvolvimento das rotinas assistenciais e os investimentos relacionados à gestão eficiente do leito hospitalar. No Hospital Português, Instituição de referência em procedimentos de alta complexidade, o monitoramento do tempo médio de internação, associado a melhores práticas integradas, tem otimizado o processo de desospitalização de pacientes clínicos e cirúrgicos. “Nossa taxa média de internação é de cinco dias. Um desempenho considerado de excelência, que otimiza o giro de leitos de internação e reflete o emprego de melhores práticas no dia a dia hospitalar”, destaca o gerente técnico do HP, Dr. Mário de Seixas Rocha.

De acordo com o gestor, esta performance se deve ao forte investimento em aprimoramento contínuo realizado pelo HP, ao longo da última década. A Instituição padronizou os processos de cuidado do paciente, implantando ações de qualidade e segurança internacionalmente reconhecidas pela Acreditação Qmentum; modernizou o sistema de gestão hospitalar, implantou políticas de redução do risco de eventos adversos, e capacitou equipes para o uso rotineiro de protocolos de conduta assistenciais (cirurgia segura, identificação do paciente, controle de infecções, sepse, dentre tantos outros), criou setores específicos para a gestão do leito hospitalar e supervisão do fluxo cirúrgico, dentre outras iniciativas. “Todas essas medidas impactam na qualidade do cuidado e beneficiam o paciente, de modo significativo, durante o processo de reabilitação da saúde”, destaca Dr. Mário.

Com uma clientela mista, sobretudo idosa, o HP disponibiliza equipes multidisciplinares altamente qualificadas e uma infraestrutura moderna no acolhimento das demandas da comunidade. A capacidade da Instituição para atendimentos clínicos e cirúrgicos (de urgência, emergência e eletivos) inclui: 498 leitos, centro cirúrgico moderno equipado com 10 salas, mais de 50 especialidades médicas e um time de referência em saúde. “São esses diferenciais que otimizam a hospitalização do paciente, proporcionando alto desempenho institucional e os melhores resultados”, conclui. Por ano, o HP realiza uma média de 21,5 mil procedimentos cirúrgicos (incluindo aqueles realizados no centro obstétrico da Maternidade Santamaria), 18,4 mil internações, 13 mil consultas ambulatoriais, 67,4 mil atendimentos de urgência e emergência médica, além de 1,1 milhão de exames de baixa, média e alta complexidade.

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.