Notícias Fique por dentro das novidades e eventos

Cancerologia Cirúrgica: Novo Curso do Programa de Residência Médica do HP

9 de agosto de 2019

O mais novo curso oferecido pelo Programa de Residência Médica do Hospital Português (HP), a especialização em Cancerologia Cirúrgica reforça as iniciativas institucionais voltadas ao desenvolvimento das áreas de Ensino e Pesquisa em saúde, conforme destaca o superintendente médico do HP, Dr. Vicente Araújo. “A área de Cancerologia é um campo da medicina com uma demanda social crescente. Com esta nova especialização, o HP busca fomentar o desenvolvimento da pesquisa, nesta especialidade, assim como, contribuir com a formação médica, proporcionando o aprofundamento e aprimoramento da clínica cirúrgica voltada à Oncologia, em todos os aspectos”, observa.

O coordenador do Centro de Estudos do HP, Dr. Reinaldo Martinelli, explica que a especialização em Cancerologia Cirúrgica é um curso latu senso, credenciado e subordinado à Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculado ao Ministério da Educação, com acesso por concurso público unificado sob a responsabilidade da Comissão Estadual de Residência Médica (CEREM). “A cada ano, o curso vai disponibilizar uma vaga para o novo aluno, tendo a oferta de bolsa de estudo financiada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (SESAB). A inscrição dos aprovados no concurso unificado segue os trâmites habituais de todos os Programas, sendo visitados periodicamente pela CNRM, para a manutenção do credenciamento”, informa Dr. Reinaldo.

De acordo com o supervisor do novo Programa, Dr. Adalberto Rios, a especialização propicia aos jovens residentes sólidos conhecimentos nas áreas de cabeça e pescoço, cirurgia abdominal, ginecologia, mastologia, tórax e urologia. “A ênfase nessas áreas, ao longo de três anos, permite aos médicos residentes a atuação nas áreas de Ensino do HP e, de forma prioritária, na assistência ao paciente com indicação para tratamento cirúrgico nessas especialidades médicas”, afirma o especialista. Para a médica residente Sayonara Epifânio dos Santos Pereira e Pereira, o arcabouço da Instituição tem sido fundamental para a sua formação em Cancerologia Cirúrgica. “O contato com o corpo clínico diferenciado do HP, dentro de uma estrutura preparada para o cuidado de excelência, torna a minha vivência como residente muito gratificante”, revela.

Com cinco Programas de Residência Médica em atividade e em pleno funcionamento e desenvolvimento (ver quadro), o HP segue a metodologia de treinamento em serviço supervisionado, nas formações médicas. “Essa metodologia de trabalho visa preparar os residentes dentro de um ambiente plenamente organizado para o exercício profissional de excelência”, salienta Dr. Adalberto Rios. Dentre os diferenciais da Instituição, o especialista destaca a infraestrutura de ponta, a equipe qualificada e experiente de preceptores, o contato permanente com o corpo clínico multidisciplinar do HP, o histórico de vanguarda e as contribuições da Instituição para o avanço da assistência de alta complexidade ao paciente.

Programas de Residência Médica do Hospital Português:
  • Clínica Médica – 5 vagas por ano, com duração de dois anos;
  • Medicina Intensiva – 4 vagas por ano, com duração de 2 anos;
  • Infectologia – 3 vagas por ano, com duração de 3 anos. Após credenciamento, em 2018, o programa ampliou a oferta de vagas de 2 para 3;
  • Cancerologia Clínica – 2 vagas por ano, com duração de 3 anos;
  • Cancerologia Cirúrgica (NOVO) – 1 vaga por ano, com duração de 3 anos.