Notícias Fique por dentro das novidades

1º Simpósio de Cardioendocrinologia do HP

5 de novembro de 2019

Evento aponta avanços na prevenção e terapia dos problemas de saúde pública que mais atingem os brasileiros.

Discutir estratégias mais efetivas para prevenir e tratar enfermidades crônicas prevalentes na população, como as doenças cardiovasculares e o diabetes. Com esta proposta, o 1º Simpósio de Cardioendocrinologia do Hospital Português (HP) inaugurou um espaço de discussões interdisciplinares sobre os problemas de saúde pública que vêm desafiando a medicina moderna, nos âmbitos da cardiologia e endocrinologia.  Acompanhado por especialistas das diferentes áreas da saúde e estudantes, o evento apontou avanços na prática assistencial (como os novos medicamentos voltados para portadores de diabetes), apresentados por especialistas do corpo clínico do HP e convidados, no dia 25 de outubro.

A programação do encontro abrangeu, ainda, temas relacionados à modificação do estilo de vida; resistência à insulina, diabetes e doença; risco cardiovascular; exercício ideal para portadores de doença cardiovascular; novas terapias para diabetes e doença cardiovascular; terapia moderna contra dislipidemias; entre outros. Para os membros da comissão organizadora do encontro, Dra. Maria Creusa Rolim (líder da Endocrinologia) e Dr. Marcos Barojas (vice-coordenador da Unidade Coronariana – UCO), a iniciativa do HP cumpriu o propósito de traçar um panorama atual sobre a abordagem clínica dos distúrbios cardiometabólicos mais frequentes. “O Simpósio reuniu profissionais expoentes em diferentes disciplinas da saúde, oportunizando a troca de conhecimentos interdisciplinares extremamente importantes para a evolução das práticas de assistência embasadas em evidencias”, avalia a endocrinologista.

Um dos pontos de convergência na fala dos palestrantes foi a importância de seguir hábitos de vida adequados (como uma rotina de alimentação equilibrada e de atividade física regular) para manter a saúde. Essas boas práticas, segundo os especialistas, ajudam a evitar o surgimento de doenças cardiometabólicas, assim como, a melhorar a resposta orgânica na terapia com uso de medicamentos que visam reduzir o risco cardiovascular e de doenças endocrinológicas, como o diabetes.

Com inscrições solidárias, o evento arrecadou 1.150 unidades de fralda geriátrica entre os participantes. O material será doado para o Lar Irmã Maria Luiza, beneficiando os idosos acolhidos pela instituição de caridade localizada nos Mares.