Notícias Fique por dentro das novidades

Sinergia em equipe e conquista da excelência

5 de novembro de 2019

No meio corporativo, um fator se mantém constante nos diversos nichos de atuação, sobrepondo especificidades de cada área: a relação de interdependência entre as organizações e o seu capital humano. Enquanto a organização necessita de força produtiva para alcançar metas pré-definidas, o capital humano depende do meio organizacional para se realizar, profissional e pessoalmente. “No segmento da saúde, por exemplo, corpo clínico e ambiente assistencial mantêm um vínculo estreitado pela relevância mútua. Esta ligação, marcada pela coexistência, se equilibra na atuação sinérgica, voltada ao alcance de objetivos em comum”, avalia o superintendente médico do Hospital Português, Dr. Vicente Araújo.

Fomentar a cooperação nos times de trabalho, na visão do gestor, é condição sine qua non para as organizações que buscam sobreviver em um mercado altamente competitivo. “Nos hospitais – organismos dos mais complexos e em permanente evolução e transformação – o desempenho sinérgico e colaborativo (das equipes entre si e com os propósitos organizacionais) gera ganhos diretos para o paciente, para a Instituição e para os próprios profissionais da saúde”, destaca Dr. Vicente. O gestor complementa que “essa forma de trabalhar em grupo, alicerçada pela cultura organizacional e por um alinhamento sistêmico, permite direcionar os esforços para a conquista de uma meta que beneficia a todos, contribuindo, inclusive, para atenuar fatores adversos que interferem no alcance dos melhores resultados, sejam eles internos ou externos à organização”.

A atuação sinérgica dos colaboradores do Hospital Português é um dos pilares que sustentam o histórico de êxitos da Instituição na assistência ao paciente, de acordo com o gestor. Para ele, este alinhamento das equipes com os propósitos do HP, desde sempre, viabiliza e impulsiona o avanço institucional. “A despeito das intempéries que afetam o setor da saúde e, sobretudo, o segmento filantrópico, o HP segue vencendo desafios, transpondo obstáculos e preservando os recursos essenciais à realização da sua atividade-fim. Somar esforços numa mesma direção, contando com profissionais preparados, que cooperam e viabilizam as melhores práticas de cuidado em saúde, é o nosso maior diferencial”, finaliza o gestor.