Notícias Fique por dentro das novidades

Incentivo à produção científica

15 de abril de 2020

É fato que as descobertas científicas geram contribuições significativas para o desenvolvimento de melhores condições de vida das populações. A cada progresso da medicina, por exemplo, vemos surgir protocolos de saúde mais efetivos que impactam em melhores rotinas de cuidado. Para o coordenador do Centro de Estudos do Hospital Português (HP), Dr. Reinaldo Martinelli, os novos conhecimentos provenientes da pesquisa científica influenciam a prática médica como um todo, do ponto de vista clínico, preventivo e social. “A experiência do HP nessa área, revela, não apenas o aumento de conhecimento clínico dos diversos times assistenciais, como também, a extensão dos resultados obtidos no cuidado e tratamento dos pacientes para a comunidade, em geral”, observa.

Colaboração em estudos internacionais                                          

Entre as vivências e conhecimentos recentemente adquiridos pelo HP, por meio da pesquisa científica, está a investigação clínica em hepatologia ACLARA (Acute in Chronic Liver Failure in Latin America), conduzida pela Universidade de Barcelona. O HP concluiu a colaboração nesse estudo em março deste ano, sendo o nono colocado entre os centro de saúde mundiais que mais contribuíram com a inclusão de pacientes, obedecendo ao protocolo de pesquisa. Tal desempenho projeta a Instituição, nacional e internacionalmente, como centro de investigação clínica em hepatologia. Ter uma Unidade de Gastro-Hepatologia (UGH) de referência, com equipes preparadas e infraestrutura diferenciada, foi um fator decisivo para o alto envolvimento do Hospital nesse trabalho, que mobilizou profissionais de diferentes áreas – UGH, Endoscopia, Laboratório de Análises Clínicas e Banco de Sangue.

Médica hepatologista responsável pela condução do estudo ACLARA no HP, Dra. Liana Codes destaca outros benefícios trazidos para a assistência da Instituição. “Além de fortalecer o trabalho integrado das áreas do HP, essa experiência proporcionou um ganho de saber muito relevante para as rotinas de cuidado do paciente”, informa a especialista. Dr. Reinaldo lembra que o Hospital já participou de outras pesquisas nacionais e internacionais dessa magnitude, nos campos da Cardiologia e Oncologia e, atualmente, desenvolve novos estudos em Cardiologia, Nefrologia, Neonatologia, Hepatologia e Gastrenterologia. “São investigações em andamento que se mostram igualmente promissoras em termos de descobertas e retorno social”, avalia.

Engajamento em pesquisa

Os diferenciais da Instituição, para os profissionais que ingressam na pesquisa em saúde, são atrativos que se somam à oportunidade de aprofundar conhecimentos científicos (do nível epidemiológico ao molecular) em diferentes domínios da medicina (epidemiológico, clínico, diagnóstico e fisiopatológico). “Esse envolvimento robustece a carreira dos pesquisadores com o aprimoramento de saberes e os desdobramentos obtidos na aplicação prática. Além disso, há uma importante contribuição que se dá à ciência”, observa Dr. Reinaldo.

Credenciado a participar de estudos internacionais, através do reconhecimento pelo Federalwide Assurance for the Protection of Human Subjects (FWA), o CEP-HP segue construindo pontes para mobilizar os colaboradores em torno da pesquisa científica. “Para ampliar a produção de novos trabalhos, o setor tem realizado ações de incentivo à pesquisa para times da graduação, pós-graduação e grupos mais envolvidos na assistência, através de discussões, reuniões científicas e cursos, sempre que possível, chamando a atenção para a importância da investigação científica”, conclui Dr. Reinaldo.