Notícias Fique por dentro das novidades

Atuação assistencial conjunta na pandemia

6 de agosto de 2020

Segurança hospitalar para todos, inclusive pacientes sem Covid-19, é a principal conquista  

Evitar e conter a disseminação do novo coronavírus com medidas restritivas é uma das duras consequências da pandemia de Covid-19 sentidas por toda a sociedade. Contudo, rigor ainda maior é vivenciado no ambiente de cuidado, onde profissionais da saúde seguem empenhados diuturnamente para salvaguardar vidas. Lidar com essa situação exige a reafirmação constante do compromisso com as práticas de segurança, na avaliação do superintendente médico do Hospital Português (HP), Dr. Vicente de Araújo. “O contexto pandêmico é desafiador, especialmente, para o cuidado hospitalar. O maior foco dos colaboradores, nos últimos meses, tem sido reforçar o uso de protocolos de segurança assistencial para proteger os pacientes e times de trabalho. Hoje, todo o aperfeiçoamento sistêmico alcançado nesse sentido reflete o alto nível de engajamento, dedicação e competência das equipes multiprofissionais para manter um ambiente seguro e com baixíssimo risco de contaminação por Covid-19”, destaca o gestor.
A evidência mais clara do êxito das boas práticas assistenciais adotadas pela Instituição é a reabilitação de mais de 350 pacientes já tratados da infecção pelo novo coronavírus, ao longo da pandemia. Muitas destas pessoas pertencem ao grupo de risco e apresentaram a forma mais grave da doença, necessitando de cuidados de terapia intensiva em algum momento da hospitalização. Um dos pacientes assistidos e reabilitados pelo HP é o Sr. Crispim dos Santos, 75 anos, que já retornou para casa, após 62 dias de internação. A alta hospitalar do idoso, em 9 de julho, é lembrada com imensa gratidão pelo filho Rafael Caldas. “Meu pai nasceu de novo para continuar a sua vida normal. Muito obrigado ao Hospital Português, pela equipe maravilhosa. Muito obrigado a Dra. Ana Paula Amorim por ter salvado a vida do meu pai, com todo o seu empenho e dedicação. Agradeço a toda equipe. Deus abençoe a todos vocês”, declara o filho.

O alcance dos melhores desfechos clínicos para pacientes com a Covid-19 é ressaltado por Dr. Vicente de Araújo como fruto do trabalho intenso de muitos profissionais do HP. Desde o primeiro caso de sucesso contra o novo coronavírus registrado na Instituição até o êxito mais recente, o gestor destaca a participação completa de especialistas das diferentes áreas médicas, como os infectologistas, além de enfermeiros, técnicos, auxiliares e demais integrantes do time multidisciplinar – assistentes sociais, fisioterapeutas, psicólogos, nutricionistas, farmacêuticos, fonoaudiólogos, dentre outros colaboradores. ”É preciso reconhecer o mérito de quem atua na linha de frente para assegurar o cuidado de excelência, assim como, homenagear os pacientes que padeceram dessa doença, especialmente, aqueles que não alcançaram em tempo, a cura e a reabilitação”, observa o gestor.

Como resultado desse esforço conjugado, o HP conseguiu estabelecer fluxos seguros de internações hospitalares, nos âmbitos cirúrgico, clínico, emergencial, ortopédico, otorrinolaringológico, neonatal e obstétrico, sem risco de contaminação pela Covid-19 ou demais doenças infectocontagiosas, durante as etapas de assistência ao paciente. ”Esse resultado consolida a segurança hospitalar para todos (pacientes com ou sem Covid-19 e colaboradores), sendo a principal recompensa para cada esforço da atuação conjunta das equipes”, finaliza o superintendente médico.