Fluxo eficiente de informações reforça conscientização da comunidade e melhores práticas de segurança no HP
Um dos muitos esforços impelidos pela atual pandemia é o trabalho de disseminar informações seguras para o combate à Covid-19. No Hospital Português (HP), o desenvolvimento de ações estratégicas de Marketing e Comunicação tem sido decisivo para construir o fluxo eficiente de informações entre o Hospital e os seus stakeholders, com foco na conscientização sobre as medidas de segurança essenciais ao ambiente hospitalar. Para o presidente do HP, Orlando Manuel Cunha da Silva, a execução coordenada desse trabalho, ao longo de 2020, se mostrou determinante para o pleno cumprimento do plano de contingência para enfrentamento à Covid-19. “Em meio à rápida implantação de ações sistêmicas de segurança e qualidade assistencial, foi preciso desenvolver estratégias de engajamento contínuo de todos os públicos da Instituição para preservar o desempenho de excelência”, observa o gestor.
A assessora de Marketing e Comunicação, Flávia Costa Pinto, destaca que o trabalho estratégico visou comunicar as adequações realizadas nos protocolos da Instituição, de modo objetivo e transparente, para reforçar as práticas de qualidade e segurança. Tal planejamento envolveu colaboradores da linha de frente do cuidado e administrativos, além de pacientes e seus acompanhantes, associados, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral. Ainda de acordo com a assessora, o posicionamento estratégico do HP frente à pandemia incluiu a difusão de conteúdos dirigidos aos diversos públicos, em uma série de campanhas realizadas nos canais de comunicação interna, nas redes sociais, no site institucional e na revista Imagem Real. A Instituição também emitiu comunicados oficiais e concedeu entrevistas para as diferentes mídias, atendendo às demandas da imprensa. “O uso integrado dessas ferramentas ajudou a fortalecer o relacionamento do HP com os seus públicos e potencializou a circulação de informações institucionais de interesse social”, destaca Flávia.
A assertividade das estratégias desenvolvidas se evidencia atualmente por importantes resultados sistêmicos, na visão da assessora. Como principais exemplos ela cita a forte adesão das equipes hospitalares à efetivação de melhores práticas de segurança no ambiente de cuidado, a consequente desospitalização de centenas de pacientes reabilitados de Covid-19 e a gestão efetiva da imagem institucional. “Assegurar o padrão habitual de cuidado, em plena pandemia, tem sido uma conquista efetivada diariamente, graças ao envolvimento dos muitos atores que participam do dia a dia hospitalar. A comunicação eficiente com colaboradores e o público externo tem sido fundamental para aprimorar as relações e o entendimento de que, somente juntos, podemos resguardar o nível de excelência assistencial consolidado no HP”, finaliza a gestora.
This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.
Strictly Necessary Cookies
Strictly Necessary Cookie should be enabled at all times so that we can save your preferences for cookie settings.
If you disable this cookie, we will not be able to save your preferences. This means that every time you visit this website you will need to enable or disable cookies again.