Notícias Fique por dentro das novidades

Comunicação estratégica frente à pandemia

17 de dezembro de 2020

Fluxo eficiente de informações reforça conscientização da comunidade e melhores práticas de segurança no HP

Um dos muitos esforços impelidos pela atual pandemia é o trabalho de disseminar informações seguras para o combate à Covid-19. No Hospital Português (HP), o desenvolvimento de ações estratégicas de Marketing e Comunicação tem sido decisivo para construir o fluxo eficiente de informações entre o Hospital e os seus stakeholders, com foco na conscientização sobre as medidas de segurança essenciais ao ambiente hospitalar. Para o presidente do HP, Orlando Manuel Cunha da Silva, a execução coordenada desse trabalho, ao longo de 2020, se mostrou determinante para o pleno cumprimento do plano de contingência para enfrentamento à Covid-19. “Em meio à rápida implantação de ações sistêmicas de segurança e qualidade assistencial, foi preciso desenvolver estratégias de engajamento contínuo de todos os públicos da Instituição para preservar o desempenho de excelência”, observa o gestor.

A assessora de Marketing e Comunicação, Flávia Costa Pinto, destaca que o trabalho estratégico visou comunicar as adequações realizadas nos protocolos da Instituição, de modo objetivo e transparente, para reforçar as práticas de qualidade e segurança. Tal planejamento envolveu colaboradores da linha de frente do cuidado e administrativos, além de pacientes e seus acompanhantes, associados, fornecedores, parceiros e a comunidade em geral. Ainda de acordo com a assessora, o posicionamento estratégico do HP frente à pandemia incluiu a difusão de conteúdos dirigidos aos diversos públicos, em uma série de campanhas realizadas nos canais de comunicação interna, nas redes sociais, no site institucional e na revista Imagem Real. A Instituição também emitiu comunicados oficiais e concedeu entrevistas para as diferentes mídias, atendendo às demandas da imprensa. “O uso integrado dessas ferramentas ajudou a fortalecer o relacionamento do HP com os seus públicos e potencializou a circulação de informações institucionais de interesse social”, destaca Flávia.

A assertividade das estratégias desenvolvidas se evidencia atualmente por importantes resultados sistêmicos, na visão da assessora. Como principais exemplos ela cita a forte adesão das equipes hospitalares à efetivação de melhores práticas de segurança no ambiente de cuidado, a consequente desospitalização de centenas de pacientes reabilitados de Covid-19 e a gestão efetiva da imagem institucional. “Assegurar o padrão habitual de cuidado, em plena pandemia, tem sido uma conquista efetivada diariamente, graças ao envolvimento dos muitos atores que participam do dia a dia hospitalar. A comunicação eficiente com colaboradores e o público externo tem sido fundamental para aprimorar as relações e o entendimento de que, somente juntos, podemos resguardar o nível de excelência assistencial consolidado no HP”, finaliza a gestora.