Notícias Fique por dentro das novidades

Comunidade homenageia colaboradores do HP, na pandemia

17 de dezembro de 2020

Grupo de voluntários, incluindo crianças e idosos, escreveu mais de 2,7 mil cartas com mensagens de motivação para o enfrentamento à Covid-19

Durante a pandemia de Covid-19, os dias de trabalho intenso (e por vezes extenuante) dos colaboradores do Hospital Português não passaram despercebidos pela comunidade circunvizinha ao Hospital, Centro Médico HP e à Maternidade Santamaria. Atenta ao trabalho dedicado dos profissionais da saúde à missão de cuidar de pessoas, e consciente de que pode permanecer em isolamento social nesse período, a comunidade se mobilizou, formando um grupo de 80 voluntários, para preparar uma homenagem especial. Eles escreveram mais de 2,7 mil cartas para transmitir mensagens de reconhecimento pelo serviço prestado, valorização e carinho aos times do HP.

Um dos voluntários que participou da iniciativa conta que a ideia foi abraçada e desenvolvida por pessoas das diferentes gerações. “Tivemos a participação de crianças pequenas e de idosos, com 80 anos de idade. Foram mais de 60 dias dedicados à preparação de cartas e envelopes contendo os dizeres ‘Coisas boas acontecem quando você agradece. Gratidão!’. Uma das voluntárias, uma criança de apenas seis anos de idade, criou desenhos para ilustrar o carinho às equipes. Os adultos e idosos escreveram à mão a maioria das 2.707 cartas de agradecimento, e também produziram lembrancinhas (bottons) com a frase de motivação Não perca a alegria”, revela o voluntário Mayron Fávero.

Além de gratidão e reconhecimento pelo trabalho incansável dos colaboradores, as cartas contém mensagens de esperança e consolo. “A gente queria transmitir o nosso muito obrigado a todos, incluindo os profissionais que cuidam dos pacientes e aqueles que fazem a limpeza, a segurança, a parte administrativa… Essa demonstração de gratidão também trouxe benefícios mentais e emocionais para nós, voluntários. Aprendemos que fazer algo para outras pessoas traz uma profunda sensação de alegria, satisfação e bem-estar”, completa.

O gesto nobre e solidário foi recebido com um misto de surpresa, emoção e satisfação pelos colaboradores, que ao longo dos últimos meses se mantiveram focados no desempenho primoroso das práticas da rotina hospitalar. “É emocionante saber que o nosso trabalho toca as pessoas de forma tão especial, principalmente, nessa fase que o mundo enfrenta. Sem dúvida, receber esse carinho me inspira a seguir em frente, contribuindo para a conquista de resultados ainda melhores”, diz a colaboradora Elisangela Augusto Ribeiro, que atua como técnica de Enfermagem na Unidade de Terapia Intensiva (UTI Geral) do HP.

Para assegurar a distribuição gradativa das cartas, cumprindo as normas de segurança recomendadas para o momento, o HP manteve o material em área isolada por 72 horas e está disponibilizando caixas coletoras distribuídas nas principais áreas de circulação interna, para que cada colaborador possa fazer a retirada de um envelope.