Notícias Fique por dentro das novidades

Hospital Português recebe certificado de Energia Renovável

5 de abril de 2024

Certificação considerou as práticas pioneiras de gestão ambiental e crescimento sustentável da Instituição em 2023

 Iniciativas socialmente responsáveis sempre fizeram parte da cultura do Hospital Português (HP). O desempenho e compromisso socioambiental da Instituição foram reconhecidos e certificados pela Libra Energia – comercializadora do Mercado Livre de Energia – graças à redução de 92,77% da emissão de Co2, alcançada em 2023. O Certificado de Energia Renovável 2023 foi concedido ao Hospital no dia 20 de março de 2024.

Ao longo de quase duas décadas impulsionando o desenvolvimento de iniciativas focadas na temática da sustentabilidade, o HP tem obtido resultados expressivos relacionados às ações voltadas à preservação do meio ambiente. A contratação de energia elétrica limpa e 100% renovável, somada à história de práticas sustentáveis, coloca o HP numa posição de referência para outras organizações, gerando notoriedade e o reconhecimento através de premiações vinculadas ao exercício da responsabilidade socioambiental.

Ao ingressar no mercado livre de energia, no ano de 2020, a Instituição aumentou a sua lista de ações nesse seguimento, desde então, prioriza o abastecimento de suas unidades e serviços, além do Centro Médico HP e da Maternidade do Hospital, exclusivamente com energia geradas através de fontes livres de poluição (pequenas centrais hidrelétricas, de biogás ou de energia solar). De acordo com a gerente administrativa Scheilla Barros, os resultados dessas ações foram rapidamente percebidos com a redução de mais de 6 mil t de CO2e (dióxido de carbono equivalente), entre os anos de 2021 e 2022.

“Em 2023, superamos essa marca inicialmente atingida, ampliando a redução para mais de 425,22t CO no ano de 2023. Para além do reconhecimento das certificações, esses resultados evidenciam os investimentos contínuos do Hospital em sustentabilidade e contribuições geradas para a causa ambiental”, finaliza a gestora.