31 de março de 2025
Evento reuniu mais de cem colaboradores no auditório da Instituição
O Hospital Português (HP) através da comissão de Bioética promoveu no dia 24 deste mês a primeira edição de 2025 do projeto Conversando sobre Bioética. O evento reuniu mais de cem colaboradores no auditório do Centro Médico HP para uma palestra sobre o “Letramento em Diversidade Sexual e de Gênero”.
Convidado para ministrar sobre a temática, o especialista em gênero e sexualidade e doutor em saúde coletiva e coordenador do Ambulatório Multidisciplinar para Travestis e Transexuais do CEDAP/SESAB, Ailton da Silva Santos, mostrou a importância de cada cidadão – em especial aos profissionais de saúde – adotar uma linguagem afirmativa no acolhimento de pessoas de diferentes orientações sexuais e gêneros.
Ailton alertou para a necessidade da desconstrução de ideias preconcebidas e cultivadas por gerações sobre sexualidade e gênero. “A busca pelo entendimento da temática para a promoção da igualdade de direitos deve estar presente em todas as esferas da sociedade. A discussão sobre formas acolhedoras e humanizadas para a população LGBTQIAPN+, não diz respeito somente aos centros de saúde e aos profissionais do cuidado”, ressaltou o coordenador.
Durante o bate papo repleto de perguntas da plateia, Ailton citou exemplos abusos e a violência sofrida por transexuais e travestis em nossa sociedade. O doutor em saúde coletiva destacou a necessidade de um combate diário desse quadro negativo, enaltecendo o respeito às necessidades e orientação de cada cidadão. “É extremamente importante que as pessoas sejam acolhidas e a violência discriminatória seja combatida. Para isso é preciso adequar os processos de cuidados, os espaços e a linguagem”, finalizou.
O presidente da Comissão de Bioética do HP e médico infectologista do HP, Dr. Alessandro Farias destacou o evento como uma oportunidade de quebrar paradigmas e preconceitos. “A palestra foi uma excelente experiência. Foi a oportunidade de melhoria no relacionamento entre pessoas, profissionais de saúde e no cuidado das pessoas que nos procuram”, declarou. Para a psicóloga líder Serviço de Psicologia do HP, Renata Correia, o debate foi a oportunidade aprender mais sobre a temática e aperfeiçoamento no cuidado integral. ”Esse evento e debater o tema são passos importantes na construção contínua do cuidado integral e humanizado ao paciente e seus acompanhantes na nossa Instituição”, declarou.
Ailton finalizou o evento manifestando o desejo de retornar ao HP em novas oportunidades e se dispôs a ajudar no processo de adequação da linguagem dos colaboradores.