Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Apresentação

HOME / Hospital / Apresentação

Apresentação

A origem do Hospital Português está atrelada à fusão das Sociedades Dezesseis de Setembro e Portuguesa de Beneficência – ambas fundadas na metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1857, com o intuito de assistir aos imigrantes lusitanos radicados em terras brasileiras. Para dar seguimento a essa proposta humanitária, nasceu a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, em 14 de agosto de 1859, titulada “Real” pela monarquia portuguesa.

Desenvolvida por seus integrantes, a Real Sociedade inaugurou o primeiro prédio do HP, em 16 de setembro de 1866, no Alto do Bonfim. Após 61 anos de atividades prestadas aos portugueses, seus cônjuges e descendentes, o Hospital passou a admitir associados de outras nacionalidades. A ampliação da assistência para toda a população, incluindo a parcela mais carente, rendeu-lhe o reconhecimento de Utilidade Pública por decretos Estadual e Federal, fato que motivou a transferência para a Barra Avenida, região mais central e em desenvolvimento.

Hoje, com 159 anos de atuação, o HP destaca-se em diferentes especialidades médicas pela vanguarda e capacidade de empreender procedimentos minimamente invasivos e de alta complexidade para a comunidade de Salvador e do interior da Bahia. Na capital do Estado, a Instituição é reconhecida ainda por sua infraestrutura de ponta, com profissionais experientes e qualificados, recursos modernos e Unidades interligadas (Maternidade Santamaria, Hospital Dia e Centro Médico HP), que conferem qualidade, segurança e conforto à prestação da assistência hospitalar.

No interior baiano, a atuação da Instituição filantrópica nos municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Euclides da Cunha e Conceição do Coité (onde administra as únicas Unidades de saúde em funcionamento nessas regiões), prestando atendimentos médicos e hospitalares qualificados através do Sistema Único de Saúde – SUS tem beneficiado mais de 700 mil pessoas residentes nas microrregiões de Serrinha, Jacobina e Euclides da Cunha, bem como, nas cidades adjacentes a essas regiões.

Zelando pela saúde daqueles que procuram, em suas instalações e em seus profissionais, soluções para os inevitáveis males que acometem a saúde humana, o Hospital Português se tornou uma referência para a nossa vida e para muitas gerações.

E é assim que ele vai continuar presente no futuro de todos os baianos, fazendo jus aos seus 159 anos de história.


 
MISSÃO
Ser instituição filantrópica que presta assistência hospitalar, integrando qualidade, valorização das pessoas e gestão do conhecimento, com foco na satisfação dos clientes.
 
VISÃO
Ser reconhecido nacionalmente pela excelência na assistência hospitalar com auto sustentabilidade.

VALORES

Manual de Ética do Hospital Português
Clique na imagem para acessar o Manual de Ética do Hospital Português. Nesse link também é possível imprimir ou salvar o arquivo em seu computador para tê-lo sempre a disposição.
 

 Relatório de Gestão 2013-2015
 Tenha acesso a todo o conteúdo clicando na imagem.
 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601