Central Telefônica: 71 3203.5555 . Centro Médico: 71 3203.3400 . Marcação de Exames: 71 3203.5601

Apresentação

HOME / Hospital / Apresentação

Apresentação

A origem do Hospital Português está atrelada à fusão das Sociedades Dezesseis de Setembro e Portuguesa de Beneficência – ambas fundadas na metade do século XIX, mais precisamente no ano de 1857, com o intuito de assistir aos imigrantes lusitanos radicados em terras brasileiras. Para dar seguimento a essa proposta humanitária, nasceu a Real Sociedade Portuguesa de Beneficência Dezesseis de Setembro, em 14 de agosto de 1859, titulada “Real” pela monarquia portuguesa.

Desenvolvida por seus integrantes, a Real Sociedade inaugurou o primeiro prédio do HP, em 16 de setembro de 1866, no Alto do Bonfim. Após 61 anos de atividades prestadas aos portugueses, seus cônjuges e descendentes, o Hospital passou a admitir associados de outras nacionalidades. A ampliação da assistência para toda a população, incluindo a parcela mais carente, rendeu-lhe o reconhecimento de Utilidade Pública por decretos Estadual e Federal, fato que motivou a transferência para a Barra Avenida, região mais central e em desenvolvimento.

Hoje, com 160 anos de atuação, o HP destaca-se em diferentes especialidades médicas pela vanguarda e capacidade de empreender procedimentos minimamente invasivos e de alta complexidade para a comunidade de Salvador e do interior da Bahia. Na capital do Estado, a Instituição é reconhecida ainda por sua infraestrutura de ponta, com profissionais experientes e qualificados, recursos modernos e Unidades interligadas (Maternidade Santamaria, Hospital Dia e Centro Médico HP), que conferem qualidade, segurança e conforto à prestação da assistência hospitalar.

No interior baiano, a atuação da Instituição filantrópica nos municípios de Miguel Calmon, Jacobina, Euclides da Cunha e Conceição do Coité (onde administra as únicas Unidades de saúde em funcionamento nessas regiões), prestando atendimentos médicos e hospitalares qualificados através do Sistema Único de Saúde – SUS tem beneficiado mais de 700 mil pessoas residentes nas microrregiões de Serrinha, Jacobina e Euclides da Cunha, bem como, nas cidades adjacentes a essas regiões.

Zelando pela saúde daqueles que procuram, em suas instalações e em seus profissionais, soluções para os inevitáveis males que acometem a saúde humana, o Hospital Português se tornou uma referência para a nossa vida e para muitas gerações.

E é assim que ele vai continuar presente no futuro de todos os baianos, fazendo jus aos seus 160 anos de história.

PROPÓSITO: Cuidar de pessoas para que vivam melhor.

MISSÃO: Realizar a atenção integral à saúde, através de assistência médico-hospitalar de alta complexidade e de ações de ensino e pesquisa.

VISÃO: Ser reconhecido nacionalmente pela excelência na assistência à saúde de alta complexidade.

V
ALORES: Ética; Qualidade; Acolhimento e Valorização das Pessoas.


Manual de Ética do Hospital Português
Clique na imagem para acessar o Manual de Ética do Hospital Português. Nesse link também é possível imprimir ou salvar o arquivo em seu computador para tê-lo sempre a disposição.
 

 Relatório de Gestão 2015-2017
 Tenha acesso a todo o conteúdo clicando na imagem.
 

       
ANAHP - Associação Nacional de Hospitais Privados ONA - Organização Nacional de Acreditação Creditação  Qmentum
   
Av. Princesa Isabel, 914, Barra Avenida, 40.140-901, Salvador, Bahia.
71 3203.5147 71 3203.5555 71 3203.3400 71 3203.5601