Orientações

Para saber como se preparar para o exame a ser realizado e tirar dúvidas sobre o procedimento, acesse aqui.


Colangiopancreatografia

O que é a colangiopancreatografia retrógrada endoscópica (CPRE) ?

É um exame indicado para avaliação diagnóstica e tratamento das doenças que acometem as vias ou canais biliares intra e extra-hepáticos e o canal pancreático principal (ducto de Wirsung). As principais manifestações das doenças, que causam lesão nos ductos pancreáticos e biliares são icterícia (olhos e pele amarelada), dor abdominal, febre e alterações bioquímicas nas enzimas hepáticas e pancreáticas. Esses sinais e sintomas podem ser decorrentes de cálculos e tumores (colangiocarcinoma) biliares, tumores e cistos pancreáticos, pancreatite crônica, doença crônica parenquimatosa do fígado e estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou pós-cirúrgicas das vias biliares. A CPRE é realizada introduzindo-se, pela boca até a segunda porção duodenal, um aparelho flexível com iluminação lateral que permite a introdução de um catéter plástico pelo orifício de abertura desses canais (papila duodenal ou de Vater) com o objetivo de avaliar radiologicamente a anatomia das vias biliares e do ducto de Wirsung, pela administração de contraste radiopaco pelo cateter injetor seguida de radiografias seriadas do abdômen. Durante o exame, as imagens radiológicas são interpretadas pelo médico endoscopista, que a depender do diagnóstico realizado, poderá realizar complementação terapêutica (tratamento), incluindo papilotomia (secção longitudinal da papila com bisturi elétrico ou papilótomo); retirada de cálculos por balão extrator ou cesta tipo basket; drenagem de estenoses (estreitamentos) inflamatórias ou tumorais por dilatação com sonda ou por colocação de prótese endoscópica.  O exame é realizado sob regime de internação hospitalar por 24 horas

Como marcar o exame?

O exame poderá ser marcado pessoalmente na recepção do Setor de Endoscopia no 1º andar do Hospital Português (Telefone 071-32035374 / 071-32035383 das 7:30h às 17:00h de segunda à sexta-feira). É necessário o comparecimento prévio ao serviço para orientação quanto ao preparo do exame. É importante que você traga a requisição médica; os exames laboratoriais: hemograma, plaquetas, tempo de protombina, AST, ALT, fosfatase alcalina, gamaglutamiltrasnferase e bilirrubina e exames de bioimagem: ultrassonografia ou tomografia computadorizada de abdômen. ATENÇÃO: No dia marcado é indispensável jejum de 8 horas, trazer acompanhante maior de idade e a seguinte documentação: Cédula de identidade (RG); Cartão e/ou autorização do convênio; Pedido do médico (solicitação do exame).

Qual o preparo para o exame ?

Deve-se interromper o uso de anti-agregantes plaquetários: aspirina (AAS) ou clopidogrel por 7 dias antes do procedimento. Caso o

paciente necessite do uso contínuo de anti-agregantes plaquetários ou adicionalmente faça uso de anticoagulantes, seu médico assistente deve orientar e autorizar sua interrupção. Para realização do exame é necessário que seu estômago esteja vazio. Você deverá permanecer em jejum completo por 8 horas. Se houver necessidade do uso de alguma medicação prescrita (por exemplo, anti-hipertensivos) antes do exame, você deve tomá-la com pequenos goles de água. Não faça uso de leite ou de antiácidos. O uso de grande parte das medicações de uso crônico pode ser postergado para após o exame. Caso você seja diabético, deixe para fazer uso de insulina ou dos hipoglicemiantes orais após o exame próximo a primeira refeição do dia.  Você deverá se apresentar à admissão de clientes para internação hospitalar às 7:00. Evite comparecer com unhas pintadas, porque o esmalte prejudica a monitorização da oxigenação sanguínea durante o exame. È necessário que você traga do seu domicílio todos os materiais ou medicamentos de uso rotineiro que você necessite usar durante o período de sua internação. Antes de iniciar o preparo do exame, é necessário o preenchimento da ficha de admissão e do termo de consentimento informado.  O médico e/ou a enfermeira estarão disponíveis para explicar o procedimento e responder as suas perguntas. Por favor, informe se você já realizou outro exame de endoscopia, se tem alergia a iodo ou se já teve alergias ou reações a qualquer medicação. Você precisará remover seus óculos e próteses dentárias.

 

O que acontecerá durante o exame ?

O exame será realizado com sedação sob supervisão de um anestesista para que você relaxe e adormeça. A depender da medicação empregada, você poderá sentir sensação de ardência no local da infusão e no trajeto da veia puncionada um pouco antes de adormecer. Logo após, o exame será realizado com a introdução do aparelho pela boca até o duodeno, visualização e cateterização da papila e avaliação da anatomia dos ductos biliares e pancreáticos. Se necessário, complementação terapêutica com papilotomia, retirada de cálculos, dilatação e colocação de prótese biliar será efetuada durante o mesmo procedimento. A duração média do procedimento é de 30-45 minutos.

 

Quais os riscos do procedimento?

A CPRE é um exame invasivo recomendado para diagnóstico e tratamento de doenças das vias biliares e do pâncreas. Como todo ato médico, ela não é isenta de riscos. As principais complicações do exame podem ser divididas em complicações relacionadas a sedação ou anestesia e complicações relacionadas a procedimentos diagnósticos e terapêuticos. As medicações utilizadas na anestesia podem provocar reações locais (flebite no local da punção venosa) e sistêmicas de natureza cardiorrespiratória, incluindo depressão respiratória com diminuição na oxigenação sangüínea e alterações no ritmo cardíaco (bradicardia e taquicardia) e na pressão arterial sistêmica (hipotensão e hipertensão).  Esses efeitos colaterais são constantemente monitorizados durante o exame com o uso de monitor de oxigenação sangüínea e de controle da freqüência cardíaca, estando a equipe habilitada para o tratamento imediato de qualquer uma dessas complicações. As principais complicações relacionadas a CPRE são dor e distensão abdominal, pancreatite, sangramento digestivo e perfuração duodenal. Pancreatite aguda é a complicação mais frequente ocorrendo em 1% a 7% dos casos. Perfuração e sangramento podem acontecer em, respectivamente, 0,3%-0,6% e 0,8% a 2% dos casos, particularmente nos pacientes submetidos a papilotomia terapêutica. Colangite (infecção das vias biliares) ocorrem em cerca de 1% dos casos, principalmente em pacientes com estenoses (estreitamentos) benignas ou malignas sem condições de drenagem endoscópica. Essas complicações podem prolongar o tempo de internamento hospitalar e necessitar de tratamento com antibióticos ou mesmo terapêutica cirúrgica.

 

O que devo fazer após o procedimento?

Você irá permanecer na sala de repouso por cerca de 10-30 minutos, até que os efeitos principais das medicações empregadas para sua sedação desapareçam. Sua garganta pode ficar adormecida ou levemente irritada e você pode sentir um discreto empachamento no estômago. Espirros ou sensação de congestão nasal podem ocorrer caso você tenha recebido oxigênio suplementar durante o exame. Após a recuperação anestésica você será levado de volta para o seu leito. Você poderá sentir desconforto ou dor abdominal devido a flatulência decorrente da insuflação de ar no intestino realizada durante o exame, necessária para visualização do tubo digestivo. Caso seja necessário, você poderá fazer uso de medicações analgésicas. Comunique qualquer intercorrência à enfermeira responsável para que ela possa tomar as providências cabíveis e se necessário entrar em contato com a equipe de endoscopia. Você deverá ficar em jejum 8-12 horas após o procedimento. No entanto, caso não tenha sido realizado nenhum procedimento terapêutico você poderá, a critério médico, fazer uso de dieta líquida ou branda. No dia seguinte ao procedimento, na ausência de intercorrências clínicas, você receberá alta hospitalar.  Você pode voltar a sua dieta normal e a fazer uso de suas medicações rotineiras, a menos que tenha sido instruído do contrário por seu médico. O resultado do exame deve ser interpretado de acordo com sua história clínica e exame físico. O médico que solicitou o exame é o profissional mais habilitado para orientá-lo em relação ao diagnóstico encontrado. Se necessário, o médico endoscopista poderá entrar em contato direto com ele. Instruções adicionais a respeito de seu problema e tratamento serão dadas na sua próxima consulta clínica. Se foram obtidas biópsias, a análise poderá ser realizada pelo laboratório de anatomia patológica de sua preferência, sendo o resultado entregue pelo mesmo laboratório geralmente em cinco dias úteis. Caso você tenha se submetido a um procedimento terapêutico, informações adicionais serão prestadas pelo médico endoscopista e/ou enfermeira. Após a assinatura de sua alta hospitalar, você terá uma hora de prazo para liberação do seu apartamento ou leito de enfermaria.

Caso você apresente qualquer intercorrência: dor ou vômitos repetitivos; evacuação ou vômitos com sangue; febre; dor, vermelhidão ou inchaço no local da injeção endovenosa por favor, entre em contato conosco.

Se você tiver qualquer dúvida e/ou intercorrência, ligue para o Serviço de Endoscopia do Hospital Português das 8:00 ás 16:30 horas, (071) 3203-5374, de segunda a sexta-feira, ou em qualquer outro horário para a Unidade de Gastroenterologia e Hepatologia (071) 3203-5375, 32035377 e solicite contato com a enfermeira encarregada ou com o médico gastroenterologista de plantão.

Clique aqui para acessar o TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO

Hospital Português
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.