Notícias Fique por dentro das novidades

Suporte tecnológico no combate ao câncer de próstata

22 de novembro de 2021

Exame de PET-CT com PSMA promove alta precisão diagnóstica e tratamentos mais individualizados

Contemplando todas as fases da assistência ao paciente (prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação), o Hospital Português (HP) agrega mais um recurso de ponta no combate ao câncer: o exame de PET-CT com PSMA (sigla em inglês para Antígeno de Membrana Específico para Próstata). Com emprego de tecnologia avançada, o exame disponível no Serviço de Medicina Nuclear do HP é mais um aliado na detecção precoce e terapia individualizada do câncer de próstata.

A avaliação de PET-CT com PSMA permite localizar lesões cancerígenas derivadas do tumor prostático, ainda pequenas e em estágios incipientes, muitas vezes não identificáveis por outros métodos diagnósticos. A alta resolução das imagens geradas pelo equipamento, de acordo com a especialista em Medicina Nuclear da Instituição, Dra. Carolina Cruz Assad, oferece ao médico assistente o suporte necessário para maior assertividade na definição do plano terapêutico.

“Esse recurso nos dá informações muito detalhadas e precisas sobre o estado clínico do paciente com câncer prostático, permitindo identificar a localização e o avanço (metástase) das lesões neoplásicas, otimizando o tratamento para o controle da doença”, afirma a médica.

Quando combinado a outros métodos avançados de diagnóstico por imagem, como a Ressonância Multiparamétrica, o exame de PET-CT com PSMA contribui para uma avaliação minuciosa da próstata e consequente promoção de melhores desfechos clínicos. Essa característica viabiliza a revisão de condutas de tratamento e a adequação da abordagem clínica ou cirúrgica definida previamente, sempre que necessário. A alta acurácia diagnóstica do exame converge, sobretudo, para vantagens ligadas a benefícios diretos para o paciente, conforme elenca a especialista.

“O paciente se beneficia, principalmente, com o diagnóstico precoce da recorrência do câncer de próstata e um plano terapêutico mais individualizado para a sua condição clínica. Aqueles já diagnosticados e em estadiamento (avanço) do câncer também têm indicação para realizarem o exame”, conclui a médica.

Vantagens do exame de PET-CT com PSMA

  • Alta precisão diagnóstica na recidiva (volta) bioquímica e no estadiamento (avanço) inicial do câncer avançado
  • Avaliação mais completa e eficaz na investigação de estruturas acometidas
  • Exame complementar da Ressonância Multiparamétrica
  • Suporte médico para a definição e condução do planejamento terapêutico individualizado do paciente